Seminário fortalece a atuação dos Monitores Educacionais em Estância Velha
Entre os dias 22, 23, 24, 27 e 28 de julho, a Associação Educacional Maria do Carmo-AEMC realizou, em Estância Velha/RS, o Seminário de Formação dos Monitores Educacionais, promovendo cinco dias de aprendizado, reflexão e troca de experiências voltados ao fortalecimento da educação inclusiva e ao aperfeiçoamento da atuação dos profissionais nas unidades escolares.
A programação abordou temas fundamentais para o cotidiano dos Monitores Educacionais.
No primeiro dia, a formação discutiu “O Monitor Educacional na Perspectiva da Inclusão: ética, atribuições e práticas colaborativas no contexto escolar”, destacando o papel do monitor na construção de uma escola mais acolhedora e colaborativa.
Na sequência, os participantes acompanharam a formação “Música e inclusão na prática: estratégias para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de base”, evidenciando o potencial da música como ferramenta de desenvolvimento e aprendizagem.
O terceiro encontro trouxe reflexões sobre “Relações Humanas e Acolhimento na Escola: postura profissional, equilíbrio emocional e práticas inclusivas”, reforçando a importância das relações interpessoais e da atuação humanizada no ambiente escolar.
Já no quarto dia, o tema “Cuidar, acolher e mediar: caminhos práticos para compreender, prevenir e intervir nas crises no contexto inclusivo escolar” proporcionou orientações e estratégias para lidar com situações desafiadoras de forma ética, segura e respeitosa.
Encerrando a programação, a formação “Entre o compreender e o agir: práticas do monitor escolar no acompanhamento ao aluno com TEA” aprofundou conhecimentos sobre o acompanhamento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, fortalecendo práticas inclusivas e qualificando ainda mais a atuação dos profissionais.
Ao longo de toda a formação, os participantes também vivenciaram momentos de integração, troca de experiências e fortalecimento do sentimento de pertencimento, reafirmando o compromisso da Associação Educacional Maria do Carmo-AEMC, em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Estância Velha, com a formação continuada e a promoção de uma educação cada vez mais humana, inclusiva e de qualidade.
Apreciem abaixo as outras fotos da Formação em Estância Velha: