EMIA (São Paulo)
A EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística é uma instituição pública e gratuita para crianças de 05 a 12 anos. Regulamentada pela Lei nº 15.372, de 03 de maio de 2011, o projeto já existia no bairro do Jabaquara – em São Paulo desde 1980.
É desde pequeno que se aprende a fazer arte…
De forma integrada, crianças de 5 a 13 anos aprendem DANÇA, MÚSICA, TEATRO e ARTES VISUAIS. As/ os artistas educadores trabalham em duplas, misturando linguagens artísticas a partir da concepção de infância que entenda as crianças como agentes competentes naquilo que se propõem a fazer: respeitando o seu modo de ser, pensar e criar ARTE.
A partir de 2022, o projeto se expandiu para outras seguintes regiões: Brasilândia, Chácara do Jockey, Parelheiros e Chácara das Flores.
A EMIA também tem oficinas culturais abertas à comunidade constituídas por diversas faixas etárias.
Um dos objetivos do projeto é que através das atividades que estimulem a criatividade e potencial intelectual de todos, os participantes possam ampliar o repertório artístico, que compreende a difusão de conteúdos e a troca de conhecimentos relacionado às diferentes formas de linguagens artísticas e manifestações culturais.
Uma das apresentações de um grupo de Pagode se destacou em uma das festas juninas realizadas na Unidade de Brasilândia.
A parceria entre a AEMC – Associação Educacional Maria do Carmo e o Projeto EMIA faz com que os conteúdos artísticos desenvolvidos nos equipamentos culturais ampliem os horizontes, quebrando os pré-conceitos estruturais que gradativamente, possam mudar a trajetória de vida das crianças, jovens e adultos, alicerçados pelo respeito e cuidado do fazer coletivo e colaborativo.