VIDA LONGA (Município de São José do Rio Pardo)
Em execução desde 2023, o Programa VIDA LONGA, atualmente, atende 25 pessoas com mais de 60 anos de idade, moradores de São José do Rio Pardo, que se encontram em situação de abandono, com laços familiares rompidos, vulnerabilidade pessoal/social e que não possuem condições de moradia e autossustentação – desde de que tenham uma renda mensal de até dois salários mínimos.
Desenvolvidas por meio de uma parceria entre a Associação Educacional Maria do Carmo – AEMC e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, as atividades desenvolvidas no Programa VIDA LONGA, tem como finalidade, realizar o acolhimento de pessoas idosas em repúblicas, sendo um recurso sócio-assistencial excepcional e temporário, afim de proporcionar uma estadia prolongada quando todas as possibilidades de autossustento e convívio com a família estão esgotadas.
Além de acolher, a missão deste programa é garantir os direitos sociais, os benefícios e os projetos voltados à pessoa idosa para promover o bem-estar, através das atividades sócios-educativas de lazer e cidadania.
Garantir a proteção dos usuários, preservando a sua autonomia e independência, prevenindo situações de risco pessoal e social para pessoas idosas, visando evitar o isolamento social e a institucionalização das pessoas idosas. Estimulando o restabelecimento de laços comunitários, familiares e sociais, facilitando o acesso à rede de políticas públicas, programas e projetos voltados à pessoa idosa.
OBJETIVOS:
- Informação, de modo claro, dos critérios de admissão, permanência e saída, bem como das regras de convívio instituídas, que devem receber a anuência prévia, por escrito, do morador;
- Garantir a informação dos direitos sociais, benefícios, programas e projetos voltados a à pessoa idosa;
- Promover o bem estar da pessoa idosa;
- Intensificar a rotina dos idosos por meio da convivência;
- Possibilitar atividades socioeducativas, através de lazer e ludicidade;
- O incentivo para manutenção, fortalecimento ou reaproximação do vínculo familiar e social; e
- Permitir a visitação de familiares, desde que respeitadas as regras de permanência no condomínio.
Proporcionar habilitação pública gratuita para a prestação de serviços socio-assistenciais de Acolhimento em Repúblicas, direcionados especificamente ao cuidado de idosos, em conformidade com as diretrizes da Política de Assistência Social. O programa busca oferecer estruturas físicas que atendam às necessidades das pessoas idosos, sejam facilmente acessíveis e promovam a preservação de sua dignidade e individualidade, além disso, o Programa Vida Longa visa permitir que os idosos possam viver de forma independente ou acompanhada, sentindo-se respeitados em sua plenitude.