Projetos Educacionais

Projeto ESCOLA (Santa Cruz das Palmeiras)

Fruto de uma parceria entre a AEMC – Associação Educacional Maria do Carmo e a Prefeitura de Santa Cruz das Palmerias, o PROJETO ESCOLA realiza o atendimento educacional para crianças de 3 (três) a 15 (quinze) anos de idade – matriculadas na Educação Infantil e Fundamental da região. Portanto, este projeto existe para garantir a qualidade da Educação na Rede Municipal de Ensino.

As ações são desenvolvidas nas 9 (nove) Escolas Municipais de Ensino do Município de Santa Cruz das Palmeiras/SP, sendo com o objetivo de auxiliar dentro das unidades escolares e no transporte escolar, cuidando da segurança dos alunos desde a saída do espaço escolar até a sua chegada ao local previsto, zelando pelos alunos durante a permanência no transporte, mantendo a integridade física, social e emocional, garantindo um ambiente inclusivo, dando apoio às necessidades dos educandos atendidos pelo AEE – Atendimento Educacional Especializado.

 

Quais são os objetivos gerais do Projeto Escola?

Garantia do acesso, permanência, qualidade e inclusão dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino; Educar e cuidar; Promover a melhoria de oportunidades educacionais; Cuidado é a ação de cuidar (preservar, guardar, conservar, apoiar, tomar conta). O cuidado implica ajudar os outros, tentar promover o seu bem-estar e evitar que sofram de algum mal. Consideramos os objetivos explícitos neste Termo de Colaboração, em consonância com as Diretrizes da Educação Infantil e da Política da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva que traz em seu Artigo 58. “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.” De acordo ainda, com este artigo, no inciso V–“acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.”

É com esse olhar aos objetivos propostos, que se garantirá a igualdade de acesso à Educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência, quanto a inclusão, o cuidar, para uma educação de qualidade e igualitária.

*Evento de Homenagem do Projeto Escola ao Dia dos Professores, realizado em fevereiro deste ano no Teatro de Tábuas em Santa Cruz das Palmeiras. (Município de São Paulo), que contou com a presença do Gestor Administrativo e Operacional de Casa Branca – Sr. Adilson Affonso Rocha, apresentações culturais e toda a equipe da Associação Educacional Maria do Carmo – AEMC.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Em observância ao currículo escolar do município, aprender é sempre uma preparação para a vida, e naquilo que for relevante para a compreensão da autonomia de aprendizagem do aluno, sendo seguido rigorosamente de acordo com os objetivos estabelecidos pela garantia da ação educativa, em primazia aos serviços prestados, sendo:

  • Cuidados em atividades de vida diária para aqueles que não apresentem autonomia para alimentação, higiene e locomoção;
  • Mediação com os objetos de aprendizagem;
  • Manutenção da organização do ambiente educativo e materiais dos educandos;
  • Parceria com os professores titulares das classes; e
  • Contribuir para que o transporte escolar seja executado com segurança, garantindo o acesso dos alunos nas unidades escolares.

Confira as fotos em nossa galeria: