Projetos Educacionais

“Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” – Sir Arthur Lewis, Economista britânico.

Escola Integral. (Hortolândia)

A parceria entre a AEMC – Associação Educacional Maria do Carmo e a Secretaria Municipal de Hortolândia tem por objetivo, o atendimento de crianças e adolescentes no Complemento Educacional, Projeto Robótica e Educação Inclusiva/ Especial com atuação nas Escolas Municipais da Rede de Ensino de Hortolândia.

Um dos grandes objetivos desta parceria é oferecer atividades pedagógicas abrangentes, atender crianças com deficiência para promover a inclusão social, contribuir para a qualidade da educação e cumprir as metas do Plano Nacional de Educação.

Objetivos Gerais:

  1. Oferecer atividades pedagógicas para o desenvolvimento da Educação Integral, que envolvem os complementos educacionais (Orientação de Estudos, Convivência e Afetos, Artes Integradas, Práticas Corporais e Musicalização) e Projeto Robótica para as crianças/estudantes da Rede Municipal de Ensino nas Unidades Escolares;
  2. Atender as crianças/estudantes com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento – (TGD) e Transtorno do Espectro Autista – (TEA) com necessidade de suporte nível II e III (CID 11 – Classificação Internacional de Doenças (11ª Edição) – Organização Mundial de Saúde – OMS, com o acompanhamento em atividades letivas, extraclasse, matriculados nas escolas da rede pública municipal;
  3. Desenvolver habilidades e competências, criando oportunidades que favoreçam a construção e a sistematização de conhecimentos a partir de vivências de atividades pedagógicas diferenciadas, lúdicas e significativas, alinhadas ao Currículo Municipal Integra Saberes, por meio da expansão da jornada de permanência na Unidade Escolar;
  4. Promover a integração social e a construção da cidadania;
  5. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social, e a construção de uma cultura de paz;
  6. Desenvolver as competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo, ainda, ao fixado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 quanto a progressiva ampliação do período de permanência na escola;
  7. Atingir as metas 6 e 7 do Plano Nacional de Educação – PNE, instituído pela Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que determinam a ampliação da oferta de educação em tempo integral e a melhoria da qualidade do fluxo escolar e da aprendizagem das escolas públicas;
  8. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar – se de conhecimentos com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade na perspectiva de efetivação de uma Educação Integral conforme previsto na Resolução CNE/CP Nº 2 de 12/2017 que institui a Base Nacional Comum Curricular;
  9. Estabelecer articulação com os professores titulares de sala e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de forma a promover a participação das crianças/estudantes com deficiência, TEA ou TGD nas atividades cotidianas propostas para a turma/classe durante o período letivo;
  10. Atuar como facilitador e mediador na construção de vínculos e comportamentos, na comunicação e linguagem, nas atividades e/ou brincadeiras escolares, nas atividades dirigidas e/ou pedagógicas e ao bem-estar geral da criança/estudante;
  11. Auxiliar nas adequações curriculares planejadas e propostas pelos professores titulares de sala regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), descritas no Plano de Ensino Individual para as crianças/estudantes em parceria com a Equipe Gestora e de acordo com a legislação vigente;
  12. Acompanhar as atividades realizadas pelas crianças/estudantes para o avanço e desenvolvimento no processo de aprendizagem;
  13. Proporcionar ambiente escolar acolhedor e inclusivo;
  14. Proporcionar ambiente escolar acolhedor e inclusivo;
  15. Apoiar o desenvolvimento pleno das potencialidades das crianças/estudantes;
  16. Promover ampla acessibilidade ao Currículo Municipal e aos espaços escolares

Confira as fotos de algumas das atividades educacionais da Escola Integral em nossa galeria: