Projetos Educacionais

AEMC & Projeto JAQUARIÚNA

A parceria entre a AEMC – Associação Educacional Maria do Carmo e a Secretaria Municipal de Jaguariúna tem como objeto o atendimento educacional de qualidade para as crianças de 0 a 5 anos de idade e 11 meses de idade – matriculadas na Educação Infantil, Primeira Etapa da Educação Básica em complementação à Rede Municipal de Ensino do Município de Jaguariúna, nos centros de Educação Infantil e Escola Municipal de Educação Infantil.

Atendendo um total de 8 escolas, a AEMC gerencia as atividades previstas no Plano de Trabalho nas instalações do equipamento público para proporcionar uma educação de qualidade e excelência nas seguintes escolas:

CEI ALGODÃO DOCE

CEI CARROSSEL

CEI DONA CECÍLIA NADER HOSSRI

CEI NASSIF

PROFESSORA MARIA CÉLIA NÓBILO CASSIANI

CEI PROFESSORA THEREZINHA JESUS TOZZI DE CAMARGO

CEI e EMEI DR. JOSÉ BONIFÁCIO NOGUEIRA COUTINHO

CEI DEIZE MABEL HAITE DE OLIVEIRA

OBJETIVOS:

  • Proporcionar condições e os recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
  • Garantir a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes origens, culturas, classes sociais e outras variáveis, no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência na infância;
  • Construção de novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa;
  • Oferecer a educação em sua integralidade, entendendo o brincar e o cuidas como algo indissociável ao processo educativo;
  • Considerar a indivisibilidade das dimensões expressivo/motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;
  • Reconhecer as especificidades etárias, das singularidades individuais e coletiva de crianças, promovendo interações entre as crianças da mesma idade e entre crianças de diferentes idades;
  • Considerar os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à unidade educacional;
  • Proporcionar a acessibilidade aos espaços das unidades educacionais, materiais, objetos, brinquedos e orientações para todas as crianças, inclusive as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/ superdotação;
  • Propiciar a apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus  de outros países da América;
  • Garantir o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as diferentes culturais, especialmente as africanas, afro-brasileiras e indígenas, bem como o combate ao racismo e toda forma de discriminação;
  • Assegurar a dignidade da criança como pessoa e a proteção contra qualquer forma de violência física ou simbólica e negligência no interior da unidade educacional ou praticada pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para as instâncias competentes;
  • Propiciar a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização e a corresponsabilidade na educação das crianças;
  • Estabelecer uma relação efetiva com a comunidade local e o consideração dos seus saberes;

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