Projetos Culturais
“A arte tem enorme importância na mediação entre os seres humanos e o mundo, apontando um papel de destaque para a arte/educação: ser a mediação entre a arte e o público.” – Ana Mae Babosa, Educadora brasileira, pioneira em pós-graduação em ensino de Arte.
Viva, ouça e Sinta o Poder da Cultura
A partir da concepção da ARTE como necessidade humana e também como função social basilar em todo o processo educacional de um ser humano, compreende-se a ARTE como oportunidade para descobrir vocações, para amplificar e dar espaço para talentos e envolver os sujeitos da ação como protagonistas criadores de seus projetos de vida.
Diante das diversas políticas culturais, acreditamos que o acesso à Cultura é fundamental para a construção de uma sociedade participativa. Para tanto, é importante que todos possam estar incluídos nos movimentos artístico-culturais, em que a capacidade criativa, inventiva, a sensibilidade e a imaginação são estimuladas enquanto formas de expressão.
Acreditamos, dentre outras premissas, que a Cultura é o campo do saber e do fazer estético e ético, que proporciona a construção de valores sociais. É múltipla, complexa e está em contínuo processo de produção, transformação e criação.
Formação Cultural
A formação é o início da vivência cultural para o indivíduo. São nas oficinas culturais que eles aprendem e praticam a linguagem que gostam. As oficinas não são apenas aulas de Teatro, Música, Dança; mas também uma ferramenta de transformação na vida de cada integrante. Através das oficinas culturais, a cada encontro, os participantes mudam a sua visão de mundo, a visão ao seu redor – e consequentemente, isso reflete no seu comportamento e relacionamento na família e na sociedade.
Difusão Cultural
Os eventos de difusão são selecionados pelo poder público, visando à fomentação da cultura local, o desenvolvimento dos grupos sociais e a integração entre sociedade e artistas. Além disso, os eventos de difusão são realizados pelos próprios alunos das oficinas culturais, dando a eles a vivência na linguagem escolhida. Os eventos acontecem dentro dos espaços culturais da cidade, com entradas gratuitas, facilitando e atraindo a comunidade para se ambientar com a cultura e fomentando no indivíduo a vontade de buscar algo na linguagem que mais lhe atrai.
Diretrizes:
1 – Gestão compartilhada de Eventos Culturais e Sociais
2 – Projetos de Gestão compartilhada em CRAS/ CREAS e planos de trabalho para acolhida/ inclusão de desassistidos.
3 – Oficinas culturais e Formação continuada de pessoal de apoio.
4 – Recrutamento e Seleção de Pessoal de apoio.